26 janeiro, 2017
A habilidade de escutar e entender um idioma diferente do seu materno nem sempre é uma tarefa simples. Como falantes nativos, falamos de forma natural, rápida, fluida e usamos muitas gírias comuns no nosso cotidiano que variam de acordo com a região onde vivemos. É óbvio que por sermos nativos em um determinado idioma, mesmo com todas as variações de sotaques e vocabulários, é muito provável que nós iremos entender o que quer ser dito. E quando falamos de um idioma estrangeiro a tarefa se torna um tanto mais árdua, já que não crescemos ouvindo determinado idioma e devemos nos adaptar a entendê-lo. E uma forma bastante eficiente, quando você não tem a oportunidade de realizar um intercâmbio, é utilizar a língua. Consumir cultura no determinado idioma. Seja música, livros, filmes, seriados e etc.


Como hoje o assunto é listening (habilidade de entender o que se ouve), compartilho aqui com vocês uma técnica que estou usando e que vem me proporcionando significativa melhora. Segue:

1.       Escolha um seriado que você adora e que os episódios tenham em torno de 20 minutos; 
2.       Pesquise pelos scripts do seriado, baixe-os;
3.      Leia o script de um determinado episódio;
4.      Enquanto lê, aproveite para melhorar seu vocabulário, pesquise o sentido das gírias, de novas palavras. Anote;
5.      Assista ao episódio com legenda em inglês;
6.      Depois assista novamente o episódio sem legenda;

Pronto, ao final deste exercício, você vai perceber que quando estiver assistindo ao episódio pela segunda vez sem legenda, você terá entendido grande parte, se não tudo, do que foi dito no seriado. Você se sentirá mais confiante. E isso é muito estimulante. Além, é claro, de ter aprendido novos vocábulos.

Considerações importantes

É importante entender que se você quer melhorar suas habilidades em um determinado idioma, saiba que deve se esforçar para isso. E que nem todas as técnicas que você usará nem sempre serão as mais prazerosas e talvez até cansativas. Tudo depende da sua força de vontade.
Recomendo que escolha seriados com episódios em torno de 20 minutos (Friends), pois o processo todo pode durar em torno de 1 hora e 30 minutos a 2 horas. O que pode ser considerado cansativo. Então, se você escolhe um seriado muito grande, vai ser muito, muito desgastante.
Também aconselho que faça isso uma vez por semana. Mas, durante a semana mantenha-se assistindo, pelo menos um episódio por dia, da sua série favorita em inglês com legendas em inglês.

Importante dizer que essa técnica funciona comigo e acho muito legal. Pode ser que você não se adapte. Recomendo que experimente. Se gostar, comenta aqui o que achou. Espero que tenha ajudado. 

5 comentários :

  1. Olá!!
    Esses dias estava procurando dicas como essas, obrigada!!!
    Já estou seguindo a da música: ouvir e ler a letra ao mesmo tempo. O de filmes/séries e afins ainda não comecei, até porque não vi nenhum desde então kkkk Mas sei que é uma das melhores formas para pegar o idioma. Eu tenho bem que uma dificuldade com ele. xD

    E que bom que o blog voltou! O meu tb retornou, e esta semana
    bjoesss,

    www.papuff.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, ficamos felizes com sua presença por aqui e pelo seu comentário. Eu, Airton, espero que um dia você pelo menos se arrisque a experimentar a técnica e quem sabe goste. Recomendo ela para pessoas com nível a partir do intermediário. Vou lá visitar o seu blog. Feliz ano novo pra você! Sucesso.

      Excluir
  2. Tô apaixonadinha pelo post! Tô procurando estudar algum idiomas mas sem gastar muito, sabe? Essas dicas aí sao ótimas! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thais, obrigado pela visita. Então, a dica funciona para pessoas que já estão no nível intermediário pra frente. :)
      Espero que aprenda os idiomas que se propor a. Estou também estudando alemão. Boa tarde.

      Excluir
    2. Hello Thais, thanks for coming here. So, the tip works for people who are already intermediate up. I hope you learn the language which you want to. I am learning German too. Good afternoon.

      Excluir

Comente o que você achou,conte suas dúvidas e dê sugestões de como nós podemos melhorar o nosso serviço!
O post acima foi elaborado com bastante carinho (tenha certeza disso).
Beijo

Leitora de meia tigela e metida a escritora nas horas vagas. Tenho mais afinidade com livros do que com pessoas. Sou impaciente, irônica e talvez te faça rir. E apesar de me esconder, me revelo em cada linha que escrevo.
Já quis ser de tudo nessa vida, mas me rendi aos encantos da publicidade. Aprendi que tudo fica mais bonito quando fazemos as coisas com amor e sem pensar no que vamos receber em troca. Sempre fico rindo feito uma louca, de tudo. Prazer, Thaís
Futuro publicitário, adoro artes em geral e quanto mais alternativa melhor. Amo café, álcool e programas ao ar livre com quem amo. Sou estranho, mas feliz.

Facebook

Leitores

Mais lidos do mês

Indicações

Visualizações de páginas da semana

Tecnologia do Blogger.