25 outubro, 2015

Sempre falaram que era tudo muito bonito, que era tudo rápido e simples. Que era só crescer, estudar, viver um amor, viajar, casar, ter filhos e assim por diante. Nunca me falaram sobre as entrelinhas. Nunca me contaram das pedras no caminho, de como é complicado crescer, amadurecer, estudar, escolher o que fazer da vida, ganhar dinheiro... Nunca me falaram que encontrar um amor é como procurar "agulha no palheiro".
É, não é assim tão simples como eu pensava.


Aos 12 você começa a se sentir estranha e com várias necessidades, de se descobrir como pessoa, de buscar uma liberdade que talvez nem seja sua. Jogam tanta responsabilidade em cima de você. Sempre falam que a mulher tem que ser mais madura, mais inteligente e que tem que "que dar respeito" - respeito que já é seu por direito. Nos ditam regras. Falam que temos que alisar os cabelos para sermos bonita, que é feio mulher falar palavrão, que temos que nos forçar a andar com um sorriso estampado no rosto.

falam, falam e falam.

Aos 18 (ou até mesmo antes) jogam em você a responsabilidade de escolher o que quer pro resto da vida. Sem chance de escolher muito e sem muitas alternativas. Você tem que ser decidida e firme.
É nessa idade que te dão a liberdade.
Na verdade eles pensam que dão.
Eles pensam que te ensinam, pensam que te dão liberdade e pensam que estão te ensinando tudo certo. Mas está tudo errado,
Eles poderiam avisar logo que a jornada é dura, que ser menina é complicado, que química é chato, que você precisa ler mais. ELES TEM QUE TE OBRIGAR A LER. Eles tem que parar de falar pra você que lá fora é tudo lindo e maravilhoso. A gente sabe que é, mas é sempre tão bom conhecer onde vivemos, né? Eles tem que te ensinar sobre tudo, sobre todas as culturas, outras línguas e outras religiões. Tem que deixar você andar mais sozinha.
Eles passam a vida segurando a tua mão, com medo de deixar você sozinha. Com medo que você erre e que faça as escolhas erradas. Mas eles tem que te soltar, deixar você sentir o cheiro e o sabor da liberdade, deixar você sentir o vento bater na cara, deixar você morrer de medo...
Eles ditam tantas coisas pra você.
POR FAVOR NÃO ACEITE.
Seja teimosa, busque o te completa, faça as coisas com o coração e seja você mesmo.
Clichê, né? Mas é verdade.
Desde pequena aprendi com o meu pai que eu poderia ser quem eu quisesse e que isso só dependia de mim. Lembro que ele me ensinou a não ser egoísta, a dividir o lanche com os coleguinhas, a dizer obrigada, a entender que eu TENHO que andar sozinha sem depender de ninguém, aprendi a não ter vergonha de quem eu sou, que eu tenho que fazer as coisas DE CORAÇÃO, sem esperar a atitude do próximo.
Ignoro tudo o que eles querem que eu seja e sou do jeito que meu pai me ensinou quando eu era pequena.
Até hoje ele diz pra eu fazer o que eu gosto, me jogar de cabeça e que o que vier é lucro. Sigo com essas palavras na vida. Tatuadas na alma. 

0 Comentários :

Facebook

Leitores

Mais lidos do mês

Visualizações de páginas mensal

Tecnologia do Blogger.