10 novembro, 2011
Olá, quanto tempo!
Estou passando pra dizer que não esqueci das minhas leitoras.. *-*
Acontece que essa vida de gente grande, deixa a gente com um tempo curtíssimo!
Mas, vamos ao que interessa.. A Thaís esses dias lançou uma perguntou no twitter do blog: : O que vocês acham do cenário musical no Brasil ?
Bah, sinceramente.. eu reformulo a pergunta
O que está havendo com nosso cenário musical?
É o que está havendo? Antigamente existia-se música porque as pessoas eram mais exigentes em relação a isso. Queriam letras de verdade, e não ‘elas ficam loucas’ 102 vezes como refrão. Antes a música servia como instrumento de opinião, (ainda serve, mas não tem a mesma força) Através dela, várias pessoas conseguiram passar por aquele momento ditatorial e dizer o que achavam de tudo.
O cenário musical do nosso país veio caindo à medida que as pessoas deixaram de se importar com as letras. Tanta gente talentosa, que merecia realmente ser conhecido no Brasil, e o que faz sucesso é aquele "vô não, quero não, posso não." A vá, tenha dó.Vamos avacalhar, mas desse jeito..
Nada contra com quem acha engraçado, mas dar muita moral a essas coisas fazem as pessoas só pensarem em fazer algo capenga pra ficarem famosas.. rola aquela preguiça de fazer algo que preste, então faz uma besteira e ainda sim tem fama.. poxa, e quem passa horas pensando numa letra, fica onde? Cadê o mérito? o reconhecimento? Em relação a estilos, o Brasil (ainda bem!) é super diversificado! Tem música pra todos os gostos e apesar de a qualidade do nosso som ter caído, ainda surgem nomes pra salvar nosso país! Eu sou bem eclética, escuto de quase tudo. Devo confessar que tenho um pé atrás com o forró, o funk, e o pagode ;s, mas nem por isso saio xingando quem curte no twitter e tem músicas desses estilos que eu até ouço sem noias..
Gosto sim de bandas coloridas, e acho um absurdo quem fica querendo ser metido a intelectual dizendo que só Chico Buarque, Caetano Veloso, Tim Maia prestam. Bah, e só porque eu escuto Restart eu não posso ser uma pessoa culta? Ouvir Restart me faz ser uma pessoa menos intelectual, é isso? Onde está escrito que Chico Buarque aumenta a inteligência e Restart faz mal pra saúde? Cadê a bula? Cara, eu escuto Restart, Cine, Fake Number, Forfun, Scracho, Darvin, Stevens, 941B, Tri, Fresno, Arsenic, Nx, Luan Santana, Fiuk, All Time Low, Cash Cash, entre outros e sim Justin Bieber. Agora eu sou o que por ouvir isso? Uma burra, louca, monstro, o que? A diferença entre você e eu, é que sua mente se fecha para o novo, porque seu pressuposto considera estilos novos antiquados e infames, porque sua cabecinha acha que não há talentos nessa nova geração. Existe sim, existem muitos talentos. E não é porque eu escuto restart que eu não sei ouvir Maria Rita, Djavan, ou Tom Jobim. Não é porque eu canto Fresno que eu não sei cantar Mamomas e Renato Russo. Não é porque eu aprecio novas bandas que eu não sei reconhecer a importância do Cazuza, da Cássia Eller e dos Paralamas tá!? Ai, acho isso um saco! Esse preconceito musical me irrita! Olha, você que é tão bom em músicas..
Já ouviu nomes dessa geração que vale a pena? Já ouviu Tri, tocando Distância, Mateus Alves cantando Te Trouxe Esta Canção? Não!? Já ouviu Tiago Iorc cantando Nothing But a Song? Rodrigo Del Arc com seu ritmo contagiante de A Place to Remind? É pop e MPB juntos sabia? Não. Você não sabe. Tudo bem, nem precisa ouvir.

A única coisa que precisa fazer é parar de colocar essa mureta na frente das décadas musicais. Não tem essa, música vai além de todas as fronteiras, de todas as gerações, é um marco, é uma contagem, é a forma de mostrar como anda a evolução da nossa sociedade e se VOCÊ acha que está tão ruim assim essa nova geração, é porque você que faz parte dela não anda fazendo nada pra mudar o rumo das coisas. E além do mais quem faz musica não quer saber se fãs de A vão gostar do seu som ou se fãs de B vão jogar pedras. Eles não estão nem ai. Quem faz essa intriga de bandinhas, de musiquinhas é a gente. Bah, eles querem mesmo é mostrar seu som e pronto! Você acha mesmo que a Claudia leite e a Ivete vão brigar por fãs? tenha dó. Você acha que elas se odeiam mortalmente? Não, quem faz isso, são os fãs.. fãs que acham que não pode gostar das duas. Ou é Claudinha, ou Ivetinha.. ¬¬' eu gosto das duas e dai? Não morro por nenhuma e ai? Gente, vamos crescer por favor. Sem essa de quem tem toca melhor ou pior, até porque o que é bom pra miim, pode ser péssimo pra você, mas dai já é uma outra história. O que me importa agora é mostrar que a música seja ela internacional, brega, axé ou country tem o seu valor. Então, vamos dar mais prestígio aos sons, vamos deixar esse orgulho de lado e banir o preconceito musical.
Não estou pedindo pra ninguém escutar as bandas que eu gosto, até porque eu não vou sair ouvindo funk no meu som.. mas também não vou sair criticando.. e é só isso que eu realmente quero, que as pessoas aprendam a respeitar as escolhas das outras.
E viva a música!!
É isso. Beeijos

2 comentários :

  1. Oi amada,

    Realmente, entendo bem dessa vida de gente grande, mas as coisas que nos fazem bem, tp escrever num blog, nao podem ser deixadas de lado :)

    Qnto ao post, sim tbm compartilho da ideia de que só com respeito as coisas vao p frente, a começar pelas coisas simples, respeitar o estilo de cada um ;)

    Estou sempre por aqui, passa lá, tem post novo ...

    www.achochiq.blogspot.com

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. nossa , odeio quando não se respeitam o gosto das pessoas. minha amiga gosta de setanejo e eu não, nem por isso brigamos
    trendluxo.com.br

    ResponderExcluir

Comente o que você achou,conte suas dúvidas e dê sugestões de como nós podemos melhorar o nosso serviço!
O post acima foi elaborado com bastante carinho (tenha certeza disso).
Beijo

Facebook

Leitores

Arquivos do Blog

Mais lidos do mês

Visualizações de páginas mensal

Tecnologia do Blogger.