18 abril, 2011

por Dra. Eliandre Palermo

1 - Qual a importância de se ter uma pele bem hidratada?
A pele é a primeira barreira do nosso organismo com o meio externo. As células da pele produzem uma secreção natural denominada de manto hidro-lipídico que promovem a adequada hidratação da pele. Essa lubrificação natural, produzida constantemente pela pele, protege a pele de ressecamentos, irritações, envelhecimento precoce e até de infecções. Algumas das substâncias produzidas combatem possíveis bactérias que possam infectar a pele. Por isso alguns ferimentos, principalmente nas mãos, têm maior chance de infectar e demoram mais a cicatrizar que em outros locais, de pele menos seca. Tanto as peles do rosto quanto do corpo necessitam de uma hidratação adequada, porém, no inverno, é no corpo que percebemos um ressecamento maior. Isso porque na face temos mais glândulas sebáceas do que no corpo, e elas participam ativamente da manutenção desta hidratação natural. Além disso, no inverno os banhos são mais demorados, a água é mais quente, e associado a isso temos ainda o uso de sabonetes e buchas que acabam por retirar ainda mais a lubrificação natural da pele e favorecem o ressecamento e o surgimento de dermatites.
Devemos, portanto evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados, e abusar dos hidratantes corporais. Já os hidratantes faciais, mesmo no inverno devem seguir a orientação do tipo de pele de cada pessoa e se possível associar com filtro solar.
2 - A partir de que idade uma mulher deve começar a passar cremes anti-sinais? Como deve ser feito o uso dos cremes mais específicos, como os anti-sinais, anti-olheira, etc. O hidratante nesse caso vem antes ou depois?
A idade que importa é a idade que a pele aparenta. Vários fatores podem transformar uma pele jovem em uma pele envelhecida precocemente, entre eles: sol, cigarro, stress, alterações hormonais, medicamentos, má alimentação. Etc. O principal vilão sempre foi o sol, porém estudos recentes apontam o cigarro como o principal agente de envelhecimento precoce, por ação direta sobre as fibras elásticas e de colágeno da pele.
De modo geral indico usar o hidratante antes do creme de tratamento, porém.
Hoje o conceito moderno de cosméticos hidratantes é associar aos cremes hidratantes os produtos de tratamento específicos para rugas, manchas, olheiras, flacidez e nos cremes de uso diurno, não pode faltar o protetor solar.
Até os 25 anos, normalmente, um bom hidratante com filtro solar pode ser suficiente, porém se a pessoa apresenta tendência a manchas ou olheiras, os tratamentos específicos com cremes clareadores já podem ser aplicados. Dos 25 aos 35 anos, o uso de cremes para prevenção e até tratamento de rugas aumenta e um arsenal de produtos anti sinais entra em campo: anti oxidantes, vitaminas, firmadores, clareadores, nutritivos e outros. 
A partir dos 35 anos em diante os tratamentos com cremes podem ser associados a procedimentos como: peelings, preenchimentos, toxina botulínica, laser, cirurgias, etc.
   3 - Qual a diferença entre hidratantes em forma de creme e de gel?
Os hidratantes em gel são indicados para peles oleosas ou mistas, pois não apresentam oleosidade em suas formulações. Uma pele pode ser oleosa e estar ressecada, ou ter tendência a formar comedões( cravos) nestes casos os melhores produtos são os géis e as loções oil-free. Existe atualmente o soft-gel, são produtos sem oleosidade, muito leves, parecendo um creme na sua textura, apesar de ser um gel .
Já os hidratantes em creme são mais indicados para peles normais ou secas.

4 - É verdade que todos os produtos para o rosto devem ser espalhados no pescoço, no colo e nas mãos também?
Não, alguns produtos contendo ácidos podem ser bem tolerados no rosto e nas mãos e provocar irritações no pescoço. O colo e o pescoço são áreas muito mais sensíveis e devem ter produtos específicos.
5 - Quem usa base hidratante diariamente pode deixar de usar cremes hidratantes?
Depende. Algumas bases hidratantes são muito boas, porém alguns tipos de pele podem precisar de cuidados especiais principalmente as peles mais envelhecidas.
6 - A pele que é naturalmente seca pode, por algum motivo, transforma-se em oleosa?
Pode. Tanto fatores internos, como alterações hormonais ou fatores externos como uso incorreto de cosméticos podem fazer uma pele seca tornar-se oleosa. Porém essa transformação é normalmente temporária e passível de tratamento.
7 - Quais as principais características das peles secas, normal, oleosas e mistas? Como você descreveria cada uma delas?
 Pele seca: Apresenta poros fechados, pele sem brilho às vezes com descamação fina, maior tendência ao aparecimento precoce de rugas, em mulheres acima de 40 anos, a pele pode passar de normal a seca indicando da diminuição dos hormônios femininos.
  Pele mista: Apresenta normalmente poros dilatados no nariz, testa e mento tendo uma oleosidade mais intensa nesta área e leve tendência a formar cravos (zona T). Na região das bochechas, pele normal ou seca, aparecimento de rugas variável.
 Pele oleosa: Apresenta normalmente poros dilatados frequentemente associado à acne em algumas áreas e excesso de oleosidade na zona T. Comum em pacientes mais jovens. Tem menor tendência ao aparecimento de rugas e linhas de expressão.
 Pele normal: Apresenta poros fechados, pele fina sem tendência a acne ou descamação. Tem um brilho natural e aspecto de pele hidratada sem ser oleosa. Aparecimento de rugas variável, mais na região dos olhos.
8 - Em que idade se deve começar a usar cremes especiais para os olhos?
Depende do tipo de pele, as peles normais ou secas podem necessitar de tratamento mais precoce, é importante observar o enrugamento da região. Pessoas que enrugam muito o local, de pele e olhos claros, com problemas de visão têm maior propensão e podem iniciar o tratamento por volta dos 20- 25 anos de idade. Outras, porém só deverão se preocupar a partir dos 30 -35 anos.
9 - Porque existem cremes especiais para a noite?
Os cremes de uso noturno são normalmente compostos com produtos que podem apresentar reação ao sol. Alguns podem conter ácidos ou substâncias irritantes que não devem ser expostos ao sol. Outros podem conter apenas hidratantes ou substâncias que vão ter uma boa absorção pela pele durante um período longo.
10 - Os cremes anti-rugas também são adequados para a prevenção de rugas?
Com certeza, mesmo os cremes de tratamento também previnem as rugas, o importante é adequar os produtos ao seu tipo de pele e idade.
11 - Posso usar protetor solar no lugar do hidratante?
Se o protetor solar tiver hidratante não há problema.
12 - Hidratação pode melhorar olheira?
A olheira normalmente está associada a alterações vasculares, hormonais, edema e pigmentação. Os hidratantes são importantes mas são não são específicos para olheiras.
13 - Cremes perfumados fazem mal?Somente para crianças ou para pessoas alérgicas.
Fonte:
Dra Eliandre Costa Palermo - CRM: 78723 Consultório: Rua Dr. Carlos Norberto de Souza Aranha, 448 Tel:11-3021-2104
 
 
 
Bora hidratar ?

0 Comentários :

Facebook

Leitores

Arquivos do Blog

Mais lidos do mês

Visualizações de páginas mensal

Tecnologia do Blogger.