13 junho, 2011
Vale lembrar que eu vou tentar pela SEGUNDA vez o ENEM e já tô morrendo de ansiedade .
Estou tentando me preparar bem esse ano para uma boa prova e entrar de vez nesse curso de CINEMA!
Separei algumas dicas pra vocês super úteis do educarparacrescer (EditoraAbril).








Como estudar para o Enem?

Dicas para você se preparar para o exame do MEC este ano

Além de ajudar na nota de alguns vestibulares, o Enem será a fase única do vestibular de 26 universidades. Prepare-se
Em 2009, o Enem mudou. Mas nem tanto. Na época, embora a estrutura da prova tenha sofrido transformações consideráveis - são 180 questões, antes eram 63, mais a redação - seu objetivo de avaliar as competências e habilidades dos candidatos permanece até hoje. E isso é bom. Agora intenção do MEC (Ministério da Educação) é fazer com que o Enem 2011 privilegie o raciocínio e deixe de lado a decoreba. E se de fato isso continuar a ocorrer, o aluno só tem a ganhar.

O exame é composto por 180 questões de múltipla escolha, divididas em quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a redação. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias. A prova do Enem 2011 terá cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada.

O perfil das questões é interdisciplinar, com bastante texto e interpretação. "O Enem sempre deu mais importância à leitura e ao raciocínio, nesse aspecto sempre foi o mesmo, mas hoje cobra também o conteúdo visto em sala de aula", diz Adilson Garcia, diretor do Colégio Vértice, 10º colocado no Enem 2009. Para ele, o aluno não precisa ter "neuras" com a prova. Mas vale dizer que a ansiedade antes da prova é normal. Entretanto, saiba que quanto mais preparado você estiver, menor será o nervosismo.

O Educar para Crescer consultou coordenadores dos mais renomados cursinhos do país e levantou algumas dicas que podem ajudá-lo a ter um bom desempenho na prova.


Para ler, clique nos itens abaixo:



Faça simulados

Pensando no Enem, alguns cursinhos preparam anualmente provas nos mesmos moldes do exame: 180 questões mais redação, divididas em dois dias de prova, com 4 horas e meia de duração no primeiro dia e cinco horas e meia no segundo (dia da redação). Alguns desses cursinhos, como Anglo, Objetivo e Etapa, permitem que alunos de outras instituições também participem de seus simulados. Procure por mais informações nos sites desses cursinhos pré-vestibular.

Resolva questões de provas anteriores

"É muito importante que os alunos façam as provas passadas. Isso deve acontecer durante todo o ensino médio", afirma Adilson Garcia, diretor do Colégio Vértice. "Aqui, os alunos já fizeram todas as provas anteriores do Enem", conta. O coordenador geral do Etapa, Edmilson Motta concorda que estudar as provas de edições antigas do Enem ainda é uma boa maneira de se preparar. "A preferência por alguns temas, como química ambiental, geometria e predominância da interpretação de textos na prova de português é sempre a mesma", afirma Motta, destacando que o perfil das habilidades que o Enem pretende avaliar se mantêm ao longo dos anos.


Desenvolva a capacidade de interpretar diferentes informações

O Enem tem o objetivo de avaliar e abordar todo o conteúdo do ensino médio. Mesmo assim, a interpretação de textos, dados e figuras ainda é muito importante para a resolução da prova. "O aluno que presta o Enem tem que saber interpretar bem textos, gráficos, imagens, tabelas, tirinhas, etc. Essa deve ser a primeira preocupação. Para isso tem de treinar bastante, ler muito e fazer provas desse tipo", explica a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora geral do Objetivo.

Controle a ansiedade

A tensão antes da prova é natural. O importante é mantê-la sob controle. Uma boa maneira de aliviar a ansiedade é se preparar bem. "Já fizemos vários simulados esse durante o ano. Além disso, nossos cadernos de atividade também trazem muitas questões do "tipo Enem", diz a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora geral do Objetivo. Não menos importante que o estudo é o trabalho desenvolvido pelo colégio no dia a dia. "Por mais que a gente explique aos alunos sobre a prova é muito comum que eles fiquem ansiosos. A escola tem de trabalhar essa questão", explica Adilson Garcia, diretor do Vértice. No colégio, esse trabalho é desenvolvido por uma área específica, o departamento de orientação educacional.
Texto Camilo Gomide

Tentarei colocar o MÁXIMO de dicas pra vocês que vão fazer ENEM esse ano.
Você tem algum segredo pra estudar ?COMENTA!


0 Comentários :

Leitora de meia tigela e metida a escritora nas horas vagas. Tenho mais afinidade com livros do que com pessoas. Sou impaciente, irônica e talvez te faça rir. E apesar de me esconder, me revelo em cada linha que escrevo.
Já quis ser de tudo nessa vida, mas me rendi aos encantos da publicidade. Aprendi que tudo fica mais bonito quando fazemos as coisas com amor e sem pensar no que vamos receber em troca. Sempre fico rindo feito uma louca, de tudo. Prazer, Thaís
Futuro publicitário, adoro artes em geral e quanto mais alternativa melhor. Amo café, álcool e programas ao ar livre com quem amo. Sou estranho, mas feliz.

Facebook

Leitores

Arquivo do Blog

Mais lidos do mês

Indicações

Visualizações de páginas da semana

Tecnologia do Blogger.