13 junho, 2011
Vale lembrar que eu vou tentar pela SEGUNDA vez o ENEM e já tô morrendo de ansiedade .
Estou tentando me preparar bem esse ano para uma boa prova e entrar de vez nesse curso de CINEMA!
Separei algumas dicas pra vocês super úteis do educarparacrescer (EditoraAbril).








Como estudar para o Enem?

Dicas para você se preparar para o exame do MEC este ano

Além de ajudar na nota de alguns vestibulares, o Enem será a fase única do vestibular de 26 universidades. Prepare-se
Em 2009, o Enem mudou. Mas nem tanto. Na época, embora a estrutura da prova tenha sofrido transformações consideráveis - são 180 questões, antes eram 63, mais a redação - seu objetivo de avaliar as competências e habilidades dos candidatos permanece até hoje. E isso é bom. Agora intenção do MEC (Ministério da Educação) é fazer com que o Enem 2011 privilegie o raciocínio e deixe de lado a decoreba. E se de fato isso continuar a ocorrer, o aluno só tem a ganhar.

O exame é composto por 180 questões de múltipla escolha, divididas em quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a redação. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias. A prova do Enem 2011 terá cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada.

O perfil das questões é interdisciplinar, com bastante texto e interpretação. "O Enem sempre deu mais importância à leitura e ao raciocínio, nesse aspecto sempre foi o mesmo, mas hoje cobra também o conteúdo visto em sala de aula", diz Adilson Garcia, diretor do Colégio Vértice, 10º colocado no Enem 2009. Para ele, o aluno não precisa ter "neuras" com a prova. Mas vale dizer que a ansiedade antes da prova é normal. Entretanto, saiba que quanto mais preparado você estiver, menor será o nervosismo.

O Educar para Crescer consultou coordenadores dos mais renomados cursinhos do país e levantou algumas dicas que podem ajudá-lo a ter um bom desempenho na prova.


Para ler, clique nos itens abaixo:



Faça simulados

Pensando no Enem, alguns cursinhos preparam anualmente provas nos mesmos moldes do exame: 180 questões mais redação, divididas em dois dias de prova, com 4 horas e meia de duração no primeiro dia e cinco horas e meia no segundo (dia da redação). Alguns desses cursinhos, como Anglo, Objetivo e Etapa, permitem que alunos de outras instituições também participem de seus simulados. Procure por mais informações nos sites desses cursinhos pré-vestibular.

Resolva questões de provas anteriores

"É muito importante que os alunos façam as provas passadas. Isso deve acontecer durante todo o ensino médio", afirma Adilson Garcia, diretor do Colégio Vértice. "Aqui, os alunos já fizeram todas as provas anteriores do Enem", conta. O coordenador geral do Etapa, Edmilson Motta concorda que estudar as provas de edições antigas do Enem ainda é uma boa maneira de se preparar. "A preferência por alguns temas, como química ambiental, geometria e predominância da interpretação de textos na prova de português é sempre a mesma", afirma Motta, destacando que o perfil das habilidades que o Enem pretende avaliar se mantêm ao longo dos anos.


Desenvolva a capacidade de interpretar diferentes informações

O Enem tem o objetivo de avaliar e abordar todo o conteúdo do ensino médio. Mesmo assim, a interpretação de textos, dados e figuras ainda é muito importante para a resolução da prova. "O aluno que presta o Enem tem que saber interpretar bem textos, gráficos, imagens, tabelas, tirinhas, etc. Essa deve ser a primeira preocupação. Para isso tem de treinar bastante, ler muito e fazer provas desse tipo", explica a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora geral do Objetivo.

Controle a ansiedade

A tensão antes da prova é natural. O importante é mantê-la sob controle. Uma boa maneira de aliviar a ansiedade é se preparar bem. "Já fizemos vários simulados esse durante o ano. Além disso, nossos cadernos de atividade também trazem muitas questões do "tipo Enem", diz a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora geral do Objetivo. Não menos importante que o estudo é o trabalho desenvolvido pelo colégio no dia a dia. "Por mais que a gente explique aos alunos sobre a prova é muito comum que eles fiquem ansiosos. A escola tem de trabalhar essa questão", explica Adilson Garcia, diretor do Vértice. No colégio, esse trabalho é desenvolvido por uma área específica, o departamento de orientação educacional.
Texto Camilo Gomide

Tentarei colocar o MÁXIMO de dicas pra vocês que vão fazer ENEM esse ano.
Você tem algum segredo pra estudar ?COMENTA!


0 Comentários :

Facebook

Leitores

Arquivos do Blog

Mais lidos do mês

Visualizações de páginas mensal

Tecnologia do Blogger.